.
Várias aulas do curso são dedicadas a movimentos do cinema e temas históricos de modo geral.

Caso você queira estudar a história do cinema de modo um pouco mais linear ou temático, pode seguir essa nossa rota de aprendizagem.

 

ORIGENS DO CINEMA

AULA 146 – RESUMO HISTÓRICO: AS ORIGENS DO CINEMA

AULA 003 – AS ORIGENS DO CINEMA

AULA 006 – O CINEMA DE D. W. GRIFFITH

AULA 011 – AS ORIGENS DO CINEMA DE TERROR

AULA 056 – AS ORIGENS DO DOCUMENTÁRIO

AULA 100 – A MORTE DO CINEMA

AULA 123 – CINEMA DE ANIMAÇÃO: DEFINIÇÕES INICIAIS

AULA 125 – OS PIONEIROS DO CINEMA DE ANIMAÇÃO

AULA 137 – OS ÉPICOS MUDOS ITALIANOS

 

CINEMA CLÁSSICO

AULA 147 – RESUMO HISTÓRICO: O CINEMA CLÁSSICO

AULA 023 – O CINEMA DE TERROR CLÁSSICO

AULA 038 – TERROR DOS ANOS 50: FILMES DE MONSTROS

AULA 058 – O SOM NO CINEMA

AULA 081 – A HISTÓRIA DAS CORES NO CINEMA

AULA 082 – A COR NO CINEMA: REALISMO OU ESPETÁCULO?

AULA 103 – GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS: DEFINIÇÕES INICIAIS 

AULA 104 – GÊNEROS CLÁSSICOS: AÇÃO, COMÉDIA E DRAMA

AULA 105 – GÊNEROS CLÁSSICOS: FANTÁSTICO, FICÇÃO CIENTÍFICA e NOIR

​AULA 106 – NOIR EM CONTEXTO: FUGA DO PASSADO (1947)

AULA 109 – GÊNEROS CLÁSSICOS: MUSICAL, TERROR E THRILLER

AULA 110 – THRILLER EM CONTEXTO: O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1991)

AULA 112 – O WESTERN CLÁSSICO

AULA 119 – A TRADIÇÃO MACMAHONISTA

AULA 120 – TUDO ESTÁ NA MISE EN SCÈNE

AULA 141 – MARCOS HISTÓRICOS DO CINEMA INDIANO: PARTE 1

AULA 142 – MARCOS HISTÓRICOS DO CINEMA INDIANO: PARTE 2

 

CINEMA MODERNO

AULA 148 – RESUMO HISTÓRICO: O CINEMA MODERNO​​

AULA 019 – O INÍCIO DO CINEMA NOVO BRASILEIRO
AULA 022 – O ÁPICE DO CINEMA NOVO BRASILEIRO
AULA 025 – O FIM DO CINEMA NOVO BRASILEIRO

AULA 029 – A NOUVELLE VAGUE FRANCESA: CONTEXTO INICIAL
AULA 031 – A NOUVELLE VAGUE FRANCESA: O ÁPICE DO MOVIMENTO
AULA 033 – UM OUTRO LADO DA NOUVELLE VAGUE

AULA 046 – O BLOCKBUSTER MODERNO

AULA 050 – O INÍCIO DO NEORREALISMO ITALIANO
AULA 052 – O ÁPICE DO NEORREALISMO ITALIANO ​
AULA 055 – O FIM DO NEORREALISMO ITALIANO

AULA 057 – O CINEMA MODERNO NORTE-AMERICANO

​AULA 060 – CINEMA MARGINAL BRASILEIRO: CONTEXTO INICIAL
AULA 061 – A IDENTIDADE DO CINEMA MARGINAL BRASILEIRO
AULA 064 – O ÁPICE DO CINEMA MARGINAL BRASILEIRO

​AULA 068 – O INÍCIO DA NOVA HOLLYWOOD
AULA 070 – O ÁPICE DA NOVA HOLLYWOOD
AULA 072 – O DECLÍNIO DA NOVA HOLLYWOOD

AULA 077 – O CINEMA DE TERROR MODERNO

AULA 114 – A ESCOLA BRITÂNICA DE DOCUMENTÁRIOS (PARTE 1)
AULA 115 – A ESCOLA BRITÂNICA DE DOCUMENTÁRIOS (PARTE 2)

AULA 138 – NEW WAVE BRITÂNICA: CONTEXTO INICIAL
AULA 139 – A ESSÊNCIA DA NEW WAVE BRITÂNICA
AULA 140 – A RENOVAÇÃO NO CINEMA BRITÂNICO

 

CINEMA CONTEMPORÂNEO

AULA 149 – RESUMO HISTÓRICO: O CINEMA CONTEMPORÂNEO

AULA 044 – A TRILOGIA DA MORTE DE GUS VAN SANT

AULA 053 – O REALISMO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO

AULA 067 – O FETICHE PELA VEROSSIMILHANÇA

AULA 086 – CINEMA MANEIRISTA

AULA 087 – MANEIRISMO EM CONTEXTO: SÍNDROME MORTAL (1996)

AULA 088 – O PLANO E O FLUXO

AULA 089 – A ESTÉTICA DO FLUXO

AULA 094 – CINEMA DE FLUXO EM CONTEXTO: SHARA (2003)

AULA 095 – DOGMA 95: CONCEITO E CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

AULA 096 – OS FILMES DO DOGMA 95

AULA 097 – O TERROR FOUND FOOTAGE: PARTE 1

AULA 098 – O TERROR FOUND FOOTAGE: PARTE 2

AULA 099 – A BRUXA DE BLAIR (1999): RIGOR E IMPROVISO

AULA 101 – A REVOLUÇÃO DIGITAL NO CINEMA

AULA 102 – O QUE É UMA ANIMAGEM?

AULA 111 – O BLOCKBUSTER CONTEMPORÂNEO

AULA 113 – O WESTERN CONTEMPORÂNEO

AULA 118 – O TERROR CONTEMPORÂNEO

AULA 143 – CINEMA INDIANO CONTEMPORÂNEO