.
Várias aulas do curso são dedicadas a movimentos do cinema e temas históricos de modo geral.
Caso você queira estudar a história do cinema de modo um pouco mais linear ou temático, pode seguir essa nossa rota de aprendizagem.
ORIGENS DO CINEMA
AULA 146 – RESUMO HISTÓRICO: AS ORIGENS DO CINEMA
AULA 003 – AS ORIGENS DO CINEMA
AULA 006 – O CINEMA DE D. W. GRIFFITH
AULA 011 – AS ORIGENS DO CINEMA DE TERROR
AULA 056 – AS ORIGENS DO DOCUMENTÁRIO
AULA 123 – CINEMA DE ANIMAÇÃO: DEFINIÇÕES INICIAIS
AULA 125 – OS PIONEIROS DO CINEMA DE ANIMAÇÃO
AULA 137 – OS ÉPICOS MUDOS ITALIANOS
CINEMA CLÁSSICO
AULA 147 – RESUMO HISTÓRICO: O CINEMA CLÁSSICO
AULA 023 – O CINEMA DE TERROR CLÁSSICO
AULA 038 – TERROR DOS ANOS 50: FILMES DE MONSTROS
AULA 081 – A HISTÓRIA DAS CORES NO CINEMA
AULA 082 – A COR NO CINEMA: REALISMO OU ESPETÁCULO?
AULA 103 – GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS: DEFINIÇÕES INICIAIS
AULA 104 – GÊNEROS CLÁSSICOS: AÇÃO, COMÉDIA E DRAMA
AULA 105 – GÊNEROS CLÁSSICOS: FANTÁSTICO, FICÇÃO CIENTÍFICA e NOIR
AULA 106 – NOIR EM CONTEXTO: FUGA DO PASSADO (1947)
AULA 109 – GÊNEROS CLÁSSICOS: MUSICAL, TERROR E THRILLER
AULA 110 – THRILLER EM CONTEXTO: O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1991)
AULA 119 – A TRADIÇÃO MACMAHONISTA
AULA 120 – TUDO ESTÁ NA MISE EN SCÈNE
AULA 141 – MARCOS HISTÓRICOS DO CINEMA INDIANO: PARTE 1
AULA 142 – MARCOS HISTÓRICOS DO CINEMA INDIANO: PARTE 2
CINEMA MODERNO
AULA 148 – RESUMO HISTÓRICO: O CINEMA MODERNO
AULA 019 – O INÍCIO DO CINEMA NOVO BRASILEIRO
AULA 022 – O ÁPICE DO CINEMA NOVO BRASILEIRO
AULA 025 – O FIM DO CINEMA NOVO BRASILEIRO
AULA 029 – A NOUVELLE VAGUE FRANCESA: CONTEXTO INICIAL
AULA 031 – A NOUVELLE VAGUE FRANCESA: O ÁPICE DO MOVIMENTO
AULA 033 – UM OUTRO LADO DA NOUVELLE VAGUE
AULA 046 – O BLOCKBUSTER MODERNO
AULA 050 – O INÍCIO DO NEORREALISMO ITALIANO
AULA 052 – O ÁPICE DO NEORREALISMO ITALIANO
AULA 055 – O FIM DO NEORREALISMO ITALIANO
AULA 057 – O CINEMA MODERNO NORTE-AMERICANO
AULA 060 – CINEMA MARGINAL BRASILEIRO: CONTEXTO INICIAL
AULA 061 – A IDENTIDADE DO CINEMA MARGINAL BRASILEIRO
AULA 064 – O ÁPICE DO CINEMA MARGINAL BRASILEIRO
AULA 068 – O INÍCIO DA NOVA HOLLYWOOD
AULA 070 – O ÁPICE DA NOVA HOLLYWOOD
AULA 072 – O DECLÍNIO DA NOVA HOLLYWOOD
AULA 077 – O CINEMA DE TERROR MODERNO
AULA 114 – A ESCOLA BRITÂNICA DE DOCUMENTÁRIOS (PARTE 1)
AULA 115 – A ESCOLA BRITÂNICA DE DOCUMENTÁRIOS (PARTE 2)
AULA 138 – NEW WAVE BRITÂNICA: CONTEXTO INICIAL
AULA 139 – A ESSÊNCIA DA NEW WAVE BRITÂNICA
AULA 140 – A RENOVAÇÃO NO CINEMA BRITÂNICO
CINEMA CONTEMPORÂNEO
AULA 149 – RESUMO HISTÓRICO: O CINEMA CONTEMPORÂNEO
AULA 044 – A TRILOGIA DA MORTE DE GUS VAN SANT
AULA 053 – O REALISMO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO
AULA 067 – O FETICHE PELA VEROSSIMILHANÇA
AULA 087 – MANEIRISMO EM CONTEXTO: SÍNDROME MORTAL (1996)
AULA 089 – A ESTÉTICA DO FLUXO
AULA 094 – CINEMA DE FLUXO EM CONTEXTO: SHARA (2003)
AULA 095 – DOGMA 95: CONCEITO E CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
AULA 096 – OS FILMES DO DOGMA 95
AULA 097 – O TERROR FOUND FOOTAGE: PARTE 1
AULA 098 – O TERROR FOUND FOOTAGE: PARTE 2
AULA 099 – A BRUXA DE BLAIR (1999): RIGOR E IMPROVISO
AULA 101 – A REVOLUÇÃO DIGITAL NO CINEMA
AULA 102 – O QUE É UMA ANIMAGEM?
AULA 111 – O BLOCKBUSTER CONTEMPORÂNEO
AULA 113 – O WESTERN CONTEMPORÂNEO
AULA 118 – O TERROR CONTEMPORÂNEO
AULA 143 – CINEMA INDIANO CONTEMPORÂNEO